Temos que nos preparar para a próxima crise: pandemia cibernética

3 de setembro de 2020

A pandemia da COVID-19 apresentou uma oportunidade única para os hackers, e os profissionais de segurança cibernética viram um aumento de 63% nos ataques, de acordo com uma pesquisa da ISSA (Information Systems Security Association) e do ESG (Enterprise Strategy Group).

O problema é que estamos sendo atacados em todos os ambientes, virtual ou vida real, ao mesmo tempo. Na vida real por vírus biológicos, e na virtual as empresas por pandemias tecnológicas promovidas por uma indústria criminosa sofisticada e em crescimento exponencial, devido a uma simples soma de fatores: Sars-Cov-2 + brechas de segurança + baixo investimento + dificuldade em atualizar a equipe e/ou contratar especialistas.

Pouco mais de um terço das organizações experimentou alguma melhoria na coordenação entre os executivos de negócios, TI e segurança. Porém, 27% dos entrevistados estavam despreparados.

Como bem definiu Cristiano Lincoln, fundador da Tempest Security Intelligence: “Na Bolsa de Valores da Dark Web, os dados roubados viraram commodity lucrativa a ponto de atrair tubarões do mercado off-line”. O que a grande maioria das empresas não se atentaram, é que, com a chegada do crime organizado, estamos entrando na Terceira Onda do crime cibernético.

Com aumento do número de profissionais em home office, é muito importante estar atento aos riscos que podem surgir fora da rede. O CASB* ajuda a identificar e gerenciar rapidamente o uso de aplicativos em nuvem. Firewalls bloqueiam malwares e ataques em toda a rede e permitem aplicar políticas para melhor defender o perímetro.

*CASB significa “Cloud Access Security Broker”, software utilizado para garantir a segurança de informações corporativas em um sistema na nuvem.

Práticas recomendadas para se manter seguro em uma pandemia cibernética:

PREVENÇÃO EM TEMPO REAL

Como aprendemos, a prevenção é muito melhor que o tratamento. O mesmo se aplica à sua segurança cibernética. A prevenção em tempo real coloca a sua empresa em uma posição melhor para se defender contra a próxima ciberpandemia.

PROTEJA TUDO

Cada parte da cadeia é importante, do smartphone que você utiliza no seu dia a dia ao computador usado para trabalhar. Seu novo normal requer que você verifique o nível de segurança e relevância das infraestruturas, processos, dispositivos móveis conectados e terminais.

DESCONFIE DE TUDO

Certifique-se de que está encomendando produtos de uma fonte autêntica. Uma maneira de fazer isso é NÃO clicar em links promocionais de e-mails e, em vez disso, pesquisar pelo revendedor desejado e clicar no link da página de resultados do Google. Cuidado com as ofertas “especiais”, como um desconto de 70% em um novo iPhone. Por fim, cuidado com domínios semelhantes, erros de ortografia em e-mails ou sites e remetentes de e-mail desconhecidos. Procure navegar apenas em sites com o certificado SSL*.

*SSL significa “Secure Sockets Layer”, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador.

Phishing – técnica popular e eficaz para invasores

Phishing é um crime comum para enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, como senhas e números do cartão de crédito.

O phishing é a principal ação de ameaça usada em violações de segurança cibernética, de acordo com o relatório de investigações de violação de dados 2020 da Verizon.

Todos nós estamos provando do gosto amargo de uma pandemia, como nenhuma outra em nossa história recente. Tem sido uma crise de tal magnitude, que alterou o modo de vida das sociedades em todo o mundo. Seus efeitos foram sentidos em nossas instituições e organizações. Também aprendemos que a capacidade de agir com rapidez é uma necessidade. A pandemia passará com o tempo, mas seus efeitos serão sentidos para sempre.

Para entender como buscamos incansavelmente oferecer segurança nos seus recebíveis on-line, entre em contato com a PGWPAY. Temos uma solução totalmente segura e eficiente para os seus recebimentos.

Open chat